quarta-feira, 30 de maio de 2007

O lobo e o cão


Encontrando-se um Lobo e um Cão em um caminho, disse o Lobo: Inveja tenho companheiro, de te ver tão gordo, com o pescoço grosso e cabelo luzidio; eu sempre ando magro e arrepiado. Respondeu o Cão: - Se tu fizeres o que eu faço, também engordarás. Estou em uma casa, onde me querem muito, dão-me de comer, tratam-me bem; e eu tenho cuidado só de ladrar quando sinto ladrões de noite. Por isso, se queres, vem comigo, terás outro tanto? Aceitou o Lobo, e começaram a ir. Mas no caminho disse o Lobo: - De que é isso companheiro, que te vejo o pescoço esfolado? Respondeu o Cão: - Porque não morda de dia aos que entram em casa, estou preso com uma corda, de noite me soltam até pela manhã, que tornam a prender-me. - Não quero tua fartura - respondeu o Lobo - a troco de não ser cativo, antes quero trabalhar, e jejuar livre. E dizendo isto se foi.

Monteiro Lobato

A moral desta fábula, é que de nada vale a prisão e a ignorância, do que a falta de liberdade e a comunicação. É o que digo para o nosso camarada Hugo Chavez, que está por começar uma ditadura, esfolando o pescoço dos seus compatriotas e desecreditando eles, do direito de liberdade.


4 comentários:

Unknown disse...

Eita eu li esse texto ainda essa semana. muito legal a idéia não é?
não lembro quem o escreveu mas foi um filosóvo renomado, se não engano foi maquiavel :)

muito legal o blog de voces: )

alias.. de quem é esse blog hein ?

aqui é thais rodrigues-morena.

www.paginanaoencontradaa.weblogger.com.br


...
que a liberdade vem com a paz.
que um dia a paz consiga trazer
a liberdade no mundo da irracionalidade
onde se luta pra se libertar
em favor de uma inliberta paz.

Anônimo disse...

nossa!!!!nós também postamos fábulas, adoramos esse tipo de texto!!!as nossas são do primeiro fabulista da humanidade.
amamos teu blog!!!
:***

Rael disse...

"Bem diversa é uma prática em que a responsabilidade é pensada a partir da consciência, que leva à liberdade e que faz nascer daí a responsabilidade: Tal responsabilidade parte de dentro, de convicções que se baseiam na compreensão do problema, que faz as pessoas tomarem consciência dos perigos a que estarão sujeitas e que as liberta de incompreensões, condicionamentos etc. que as deixam menos livres." Texto de Psicologia Social Crítica. Resta saber que liberdade é essa, de onde ela vêm? Livres de quê e para quê? Há respostas, basta procurarmos no lugar certo. A morte do egoísmo seria um bom passo.

Nando disse...

Não thais, quem escreveu esta foto la fontaine :)


abraço